Como reter talentos para sua empresa utilizando benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são as vantagens proporcionadas pelas empresas aos seus colaboradores, como forma de incentivar a melhora do desempenho das funções, a satisfação com o trabalho e a qualidade de vida geral.

Essa política de conveniências pode envolver os serviços obrigatórios e os opcionais, sendo que os obrigatórios são aqueles exigidos pelas leis trabalhistas que envolvem as férias remuneradas, o FGTS, entre outros. 

Já os elegíveis são os serviços que agregam valor ao salário do trabalhador e à vaga de emprego.

Assim, a disponibilização de plano odontologico para empresas, vale alimentação e vale transporte, fazem com que a companhia seja conhecida como uma organização que se importa com as pessoas, o que serve como um atrativo importante para novos funcionários.

Como a política de benefícios pode auxiliar com a retenção de talentos

Investir em benefícios trabalhistas não obrigatórios e na compreensão de como funciona plano odontologico da empresa ou um vale transporte e alimentação, é um meio importante de atrair novos talentos e funcionários mais capacitados, principalmente porque esses profissionais tendem a dar preferência às vagas que trazem mais vantagens e valor ao serviço prestado. 

Por isso, a disponibilização de serviços como descontos em lojas, incentivos ao estudo e atendimento médico qualificado faz com que essas pessoas não tenham interesse em mudar para outras empresas ou procurar por vagas mais interessantes.

Assim, é possível reduzir a taxa de rotatividade média dos funcionários, o que permite a criação de um ambiente de trabalho mais agradável, a melhora da imagem interna da empresa e a economia geral nos processos seletivos.

Os benefícios corporativos mais utilizados nos últimos tempos

Atualmente existem diversos tipos de benefícios e serviços que tem como objetivo principal garantir o bem estar e o desenvolvimento de uma melhor qualidade de vida para os funcionários.

No entanto, entre as conveniências que trazem mais vantagens simultâneas, os que melhor se adaptam às mais diversas empresas, são:

1.Plano de saúde

O plano de saúde generalista permite que os colaboradores tenham acesso a consultas de várias especialidades diferentes, exames de sangue e radiológicos, atendimentos emergenciais, cirurgias e retornos de rotina. 

Por isso, esse é um dos serviços mais requisitados pelo mercado e o mais disponibilizado pelas organizações.

Além de atrair talentos mais capacitados, esse benefício permite a redução de faltas e melhora a satisfação dos colaboradores com a empresa, com o trabalho e com a própria qualidade de vida. 

Isso faz com que os colaboradores queiram permanecer na empresa, reduzindo a rotatividade e melhorando a imagem da empresa.

2.Plano odontológico

Muitas empresas têm se interessado, cada vez mais, em compreender melhor o convênio odontológico para MEI. Isso porque, a disponibilização desse serviço pode apresentar vantagens importantes para a instituição como um todo.

Além de servir como um incentivo, o serviço dental também viabiliza a redução das faltas e dos afastamentos por motivos de saúde, aperfeiçoa os níveis de concentração dos colaboradores e melhora a autoestima das pessoas.

O plano odontologico empresarial, ou para microempreendedores, também apresenta a vantagem de ser o serviço de assistência médica mais barata do mercado, podendo ainda ser deduzido do imposto de renda, o que garante o retorno de parte do dinheiro aplicado.

Esse tipo de benefício não obrigatório pode ser contratado pelas próprias empresas ou pelos empresários, por meio de um plano odontologico para MEI.

E ainda, os atendimentos odontológicos também podem ser desfrutados por parentes e dependentes do trabalhador.

3.Vale cultura

O vale cultura é uma iniciativa governamental que visa possibilitar que as empresas incentivem o consumo de artigos culturais e de entretenimento por seus funcionários.

Esse sistema de funciona por meio de um cartão – semelhante ao vale alimentação –, com o valor cumulativo mínimo de R$ 50 mensais, que pode ser utilizado para:

  • Compra de livros e revistas;
  • Museus;
  • Cinemas;
  • Shows;
  • Teatros e exposições.

4. Auxílio academia

O auxílio academia incentiva os colaboradores a se manterem ativos e os motiva-o que é muito importante também para a empresa.

 

 

O cuidado com a saúde dos trabalhadores pode ir além do oferecimento para o tratamento de doenças. Por meio do auxílio academia, as organizações são capazes de oferecer um serviço que ajuda a fortalecer o corpo e tratar da saúde mental de todos os colaboradores.

Desta forma, é possível promover melhorias no dia a dia organizacional e na saúde geral das pessoas, como:

  • Cuidado com a aparência;
  • Maior satisfação com a empresa e com o próprio corpo;
  • Melhora comportamental;
  • Facilitação do trabalho em grupo;
  • Redução do estresse;
  • Prevenção do absenteísmo

5. Incentivo acadêmico

A capacitação teórica é fundamental em um profissional qualificado e, para isso, o investimento em um curso de graduação ou complementação educacional tem sido uma das alternativas encontradas pelas empresas para incentivar o colaborador.

Assim, por meio deste serviço, é possível arcar com uma parcela do valor do curso ou com todos os custos referentes à formação superior. 

Deste modo, a empresa estará garantindo uma mão de obra mais qualificada, enquanto estimula um plano de carreira e torna a permanência dos funcionários na empresa mais atrativa.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Onde encontrar um consultor financeiro?
Your Comment

Leave a Reply Now

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close Bitnami banner