Mercado financeiro: como começar a investir?

De um tempo para cá, muitas pessoas passaram a refletir mais sobre o mercado financeiro e seu futuro nele, mas algumas dúvidas surgem no decorrer do caminho, sendo a principal: como começar a investir?

Uma pergunta que para alguns parece ser muito simples, mas que na verdade leva a diversos caminhos na hora de aplicar o dinheiro, seja ela desde a mais econômica até as mais sofisticadas para lucrar. 

Além disso, é importante conhecê-los e entender como funciona o mercado financeiro, para assim poder escolher o capital ideal e dar o pontapé inicial, gerando grandes fundos de investimentos. Por isso, se lhe falta segurança, vamos te explicar de forma rápida e objetiva algumas informações que serão relevantes para o seu perfil de investidor. Vamos lá?

Por que fazer investimentos?

Além de aumentar seu patrimônio, começar um investimento garante sua tranquilidade no fim do mês.

Atualmente, fazer investimentos significa garantir mais tranquilidade financeira. Afinal, quem não quer viver sem se preocupar com o dinheiro no final do mês? Investindo adequadamente é possível aumentar seu patrimônio, seja ele pessoal ou familiar.

O primeiro passo é compreender quais são os seus reais objetivos ao aplicar. Além do mais, ter em mente algumas metas que são essenciais para o sucesso dos bens que serão investidos, podendo ser desde uma casa, a viagem dos sonhos, uma faculdade, um carro ou o que realmente for importante para o interessado.

Investir é, além de tudo, definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, antes de querer sair aplicando, seja em um título do Tesouro Direto ou em ações que estão em alta na bolsa de valores, é preciso ter em mente quais são as melhores práticas do mercado no dia a dia. 

Gostou? Segue abaixo algumas dicas para quem é iniciante!

Quais são os tipos de investimentos?

Atualmente, existem inúmeros tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante conhecê-los e entender quais são as suas características, que são específicas e possuem os mais variados objetivos. Essas aplicações são classificadas como renda fixa e renda variável. Vamos conhecer?

Renda fixa

Nesse modelo de investimento, é calculada a remuneração antes mesmo da aplicação. De modo geral, ao comprar um título de renda fixa, é emprestado o dinheiro para outras pessoas. 

O que ganhar em troca? É simples! Em troca, você espera receber esse valor no futuro com os juros já acrescidos, considerado um tipo de remuneração pelo tempo em que foi utilizado como empréstimo.

Como dito anteriormente, todas as transações são acertadas desde o primeiro contato, podendo ter prazos, taxas e todos os detalhes dessa negociação nos papéis, tudo isso com baixo risco ao investidor. 

Renda variável 

É considerado renda variável todo modelo de investimento que não garante um ganho fixo. Além disso, nem a devolução do valor total aplicado é ressarcida. Ou seja, é um investimento que pode variar para mais ou para menos, sendo imprevisível  a remuneração imediata.

Diferente da renda fixa, nesse modelo de investimento pode acontecer de ganhar muito dinheiro ou perdê-lo, podendo receber de volta bem menos do valor aplicado inicialmente.  Portanto, por se tratar de um investidor iniciante, não é recomendado fazer essa aplicação mais arriscada.

5 dicas para começar a investir

A seguir, confira 5 ideias para começar a investir, que podem ajudar você que está iniciando a tomar decisões para alcançar retornos mais rentáveis.

  • Comece a investir o mais rápido possível

Quanto mais rápido você tiver em mente os benefícios de investir, melhores serão os resultados da sua saúde financeira. Ou seja, suas economias passarão a ajudar em novas conquistas e alcançarão seus objetivos com mais rapidez.

É óbvio que não existe uma idade para começar a aplicar, e tão pouco importa a quantidade inicial. Ao traçar suas metas, esse é o momento de dar início ao processo. Portanto, não deixe para depois, comece agora mesmo! 

  • Elimine todas as dívidas 

É isso mesmo! Se você possui dívidas em seu nome, é necessário negociá-las antes de qualquer ação em investimento. Por exemplo, vamos supor que suas aplicações sejam mais altas em rentabilidade. De nada adiantará isso se os juros cobrados pelos bancos são maiores, o que causa prejuízo.

Portanto, se sua ideia é iniciar um investimento e lucrar, não deixe de melhorar sua situação financeira. É recomendado que sejam controlados os gastos, pois só assim será possível ter o controle efetivo do dinheiro que se recebe e daquele que é gastado. 

Outras dicas simples consistem em: descobrir os motivos das dívidas, abrir mão do supérfluo, priorizar o que realmente é importante, negociar seus débitos e taxas de juros e, por último, controlar todos os gastos excessivos. 

  • Realize um planejamento financeiro 

Realizar um planejamento é de extrema importância, pois é um dos passos mais importantes para mudar qualquer que seja a saúde das finanças. Além disso, ajuda a eliminar de uma vez por todas os problemas relacionados à falta de segurança nos resultados financeiros. 

Por isso, um bom planejamento financeiro é o que você precisa para trazer à realidade qualquer objetivo que venha a definir. Tendo isso em mente, conheça sua realidade, estimando todas suas receitas mensais e as despesas, dividindo-as por categorias.

Entre esses gastos mensais, você pode classificá-las em fixas, sendo despesas com aluguel, água, energia elétrica, condomínio, internet e alimentação, por exemplo. As variáveis são os gastos com lazer, podendo ser viagens.

Feito isso, será possível equacionar os imprevistos nesses valores gastos e então, começar a reservar dinheiro para focar em grandes retornos, podendo ser em produtos financeiros como títulos e em rendas variáveis. 

  • Faça uma reserva de emergência

Na hora de fazer qualquer investimento, não esqueça de ter uma reserva de emergência, seja na compra ou na venda. Por isso, para não parecer um investidor de primeira viagem, é necessário estar atento aos imprevistos que poderão surgir no decorrer do caminho.

De acordo com os diversos profissionais do mercado financeiro da n², é recomendado que seja separado um valor do seu fundo de emergência, sendo correspondente a mais ou menos seis meses das despesas mensais.

Por isso, pensando na sua proteção, é sugerido começar a investir com liquidez — nada mais é do que converter um bem em dinheiro, ou seja, transformar um ativo (bens materiais ou investimentos) em moeda.

Atualmente, no mercado financeiro, o mais indicado é o Tesouro Selic (LFT), pois, além de estar ligado à taxa de juros básica como opções de investimento, é uma excelente forma de aplicação para quem não quer correr risco e ter alta liquidez. 

Não só isso, ele também poderá ser vendido a qualquer momento com perdas baixíssimas no valor se comparado a outros títulos do mercado financeiro.

  • Acompanhe seus investimentos e a instituição financeira

Quem disse que era só investir? Jamais tenha em mente que é só fazer investimentos no seu dinheiro. É necessário também acompanhar de perto todas as movimentações realizadas e analisar todo o desempenho. 

O ideal é que, a cada seis meses, sejam analisados seus resultados. Como fazer isso? É simples! É só comparar se os retornos estão alcançando as expectativas iniciais. 

Mas sua missão não termina por aí: é preciso analisar todas as condições atuais do mercado sobre investimentos. Isso quer dizer que, além de ver se os juros estão caindo, é importante verificar a pontuação da sua bolsa e se o dólar subiu, por exemplo.  

Outra dica importante é: esteja em constante atualização nas notícias do mercado sobre os tipos de investimento, aplicação financeira e carteira de investimento. Quanto mais informação sobre o assunto, melhor o domínio sobre seus valores para obter sucesso. 

Como a n²  pode te ajudar a investir? 

Somos um modelo de negócio inovador, acessível e personalizado. Fomos desenvolvidos  para mudar a forma como você lida com a educação financeira. 

Vamos te ajudar a descomplicar e simplificar o conhecimento sobre qualquer tema do mundo dos investimentos. Através do nosso app n² – o 1º marketplace de orientadores financeiros -, é disponibilizado acesso a vídeos e profissionais do mercado financeiro na palma de sua mão.

É o seu momento de tirar todas as dúvidas sobre como começar a investir e até mesmo sobre os tipos de investimentos considerados ideais, além de informações a respeito de créditos, dívidas e outros assuntos financeiros respondidos pelos profissionais da plataforma. Tudo isso pensado e criado com o intuito de melhorar sua relação com o dinheiro. 

Além do mais, valorizamos excelentes profissionais. Na n², apenas os profissionais com certificações do mercado financeiro poderão atender dentro de nossa plataforma.

O mais legal é que cuidamos da sua privacidade. Seus dados pessoais (nome, telefone e e-mail) serão criptografados e jamais disponibilizados para o profissional que te atender. 

Baixe o app em sistemas Android ou iOS

Your Comment

Leave a Reply Now

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close Bitnami banner