Planejamento financeiro pessoal: como montar?

Para conquistar grandes objetivos é necessário ter grandes planos. Organizar as contas, economizar dinheiro, investir em um imóvel, comprar seu carro ou qualquer que seja seu objetivo, você precisa traçar suas metas e começar um planejamento financeiro pessoal.

Grande parte do processo de organização está focado no início de um planejamento financeiro. Pagar todas as contas, e ainda sim reservar uma parte da sua renda para investir é uma realidade que pode parecer distante para diversas pessoas. Porém com organização e comprometimento a tarefa pode ser bem mais simples do que muita gente imagina.

Você já tentou se planejar financeiramente? Talvez você já tenha pensado mil vezes em fazer um planejamento financeiro, mas não sabia ao certo como começar ou não sabia se estava indo no caminho certo.

Saiba que é muito comum as pessoas terem percalços durante o processo, mas qualquer que seja o seu caso, neste artigo vamos apresentar algumas maneiras de como montar seu planejamento financeiro.

O que é planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro é uma forma de ajudar no controle de gastos e na programação financeira.

Resumidamente, o planejamento financeiro pessoal é uma estratégia implantada para controlar o seu orçamento e organizar os ganhos e gastos. Com o objetivo de atingir metas financeiras, realizar grandes investimentos ou até mesmo quitar dívidas, o planejamento financeiro é uma forma de controlar suas finanças e ajudar na tomada de decisões.

Como o nome já explica, o planejamento financeiro pessoal ajuda a planejar, e mais que isso, essa ação também é capaz de fazer um mapeamento de todas as etapas que você precisa passar para conseguir alcançar seus objetivos.

O caminho para planejar finanças está diretamente ligado à busca por alternativas, a ordenação da conta bancária, organização de valores, escolhas assertivas e educação financeira. Seguindo essa metodologia as chances de sucesso são grandes e prósperas.

No Brasil, a educação financeira ainda é um tema que precisa ser mais explorado, sendo uma realidade distante para inúmeros brasileiros. Culturalmente o incentivo à educação financeira ainda é um processo que precisa ser mais abordado em diversos âmbitos da sociedade.

Importância de um planejamento financeiro

Analise o seguinte questionamento: o seu estilo de vida combina com a sua atual situação financeira e com as suas metas e objetivos? Ao responder essa pergunta, você conseguirá diagnosticar o que pode ser otimizado dentro das suas finanças, e como isso, dar o próximo passo para não só melhorar, como também conquistar grandes resultados com o seu dinheiro.

Para promover um planejamento financeiro de sucesso é necessário combinar duas frentes: organizar suas finanças e planejamento. Para a realização dessas duas ações, é indispensável acompanhar todos os movimentos do seu orçamento, identificando quais são as vias de acessos de entrada e saída do dinheiro.

Além de todas as questões já mencionadas sobre a importância do planejamento, é também relevante reforçar que esse processo é um exercício de autoavaliação e autocrítica sobre seu dinheiro, trabalhando diretamente na sua disciplina e o impacto das suas decisões a curto, médio e longo prazo.

Como montar um planejamento financeiro pessoal?

Agora que já entendemos o que é um planejamento financeiro pessoal e qual a sua importância, vamos seguir para a próxima etapa: como montar meu planejamento financeiro pessoal.

1.Defina as metas e os objetivos

Para iniciar o seu planejamento financeiro defina suas metas e objetivos. O que você quer alcançar? Com base no seu objetivo, você desenvolverá o seu foco. Seja qual for a sua missão, ele é o ponto central para estimular o seu planejamento financeiro pessoal.

Planeje um antídoto para péssimas escolhas. Pensar no prazer imediato de uma compra, gastar com coisas que não são necessárias, são uns dos percalços que serão enfrentados durante sua jornada. Tenha consciência de que transações que fujam do planejamento, são ações negativas que só distanciam você dos seus objetivos.

Alinhe seus valores e planos para o futuro, quanto mais organizado você estiver, mais controle terá sobre suas escolhas financeiras.

2.Anote todos os seus gastos

O segundo passo para o seu planejamento financeiro é anotar tudo, desde contas recorrentes até imprevistos que possam surgir. Essa ação é essencial para registrar o fluxo de entrada e saída da sua renda.

Comece tomando nota de todos os ganhos fixos, como salário, trabalhos extras, renda adicional ou qualquer outro rendimento já previsto que possa ter ao longo de um determinado período. É comum as pessoas realizarem essa conta de forma mensal.

Agora, a dica é adicionar ao seu controle todas suas despesas: pagamentos do aluguel, financiamentos, fatura do cartão de crédito ou outras coisas. Assim, os gastos mensais listados ficam mais fáceis de administrar, controlando o que é importante ou não ser gasto.

Organize suas contas e coloque suas despesas em uma planilha. Após listar tudo, o plano é traçar e planejar o que será gasto ao longo do período. Com todos esses dados anotados, você terá uma visão mais ampla sobre a sua situação financeira, e a partir dela analisar o que pode fazer em relação a controle e como guardar dinheiro para render mais no futuro.

Além disso, esse controle financeiro pessoal é importante para enxergar o tamanho real da pendência e evitar o desperdício de dinheiro.

3.Faça o monitoramento das receitas e despesas

Após ter realizado os ajustes dos seus gastos, o seu planejamento entra na fase de monitoramento. O objetivo é acompanhar, literalmente na ponta do lápis, a execução do seu plano, pois nem todos os períodos os gastos serão os mesmos.

Pode ser que aconteçam imprevistos ou gastos extras, o que é muito comum acontecer, porém, quando ocorrer esta situação faça os ajustes e os cálculos necessários para consertar o problema nos meses seguintes.

4.Aprenda sobre educação financeira

Inicialmente, é importante analisarmos o porquê desse assunto ser tão relevante. Além de ser tema que pode ajudar pessoas de todas as idades, a educação financeira deve ser uma pauta difundida especialmente entre crianças e jovens. Ensinar sobre dinheiro, gastos e economia, é um passo importante para uma pessoa saber lidar com suas finanças.

Educação financeira é entender todo o fluxo de entrada, saída do seu orçamento, reserva de emergência, entre outros pontos, porém, mais que isso, é analisar como seu dinheiro pode melhor empregado, rendendo mais e te garantindo mais condições de um futuro mais tranquilo.

A educação financeira ainda é um assunto subestimado na cultura brasileira. Segundo o Serasa Experian, em abril de 2021, 1,62 milhão de brasileiros estão em situação de inadimplência.

O endividamento logo cedo e a pouca educação financeira são motivos suficientes para o crescente número de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e acabaram sendo negativadas.

Por isso, é fundamental aprender mais sobre educação financeira para ter um controle e tranquilidade maior em relação ao dinheiro. Pesquisar sobre finanças pessoais, conhecer as principais práticas e ferramentas de organização são pontos fundamentais para executar um bom planejamento financeiro.

5.Profissionais do mercado financeiro

Para você que está começando a fazer um planejamento financeiro pessoal e fazer certos tipos de transações, uma ótima dica é procurar um profissional do mercado financeiro. Um especialista ou empresas que trabalham no segmento do mercado financeiro, podem ajudar a tirar dúvidas sobre investimentos, crédito e indicar como utilizar melhor o seu capital.

Muitas pessoas acabam procurando bancos e corretoras para investir e dar os seus primeiros passos, entretanto, esses atendimentos são focados em vendas de produtos e não no objetivo de ampliar o seu conhecimento.

Conheça a n²

Através de um modelo de negócio inovador, acessível e personalizado, o app n² é o 1º marketplace desenvolvido para ajudar usuários na orientação financeira, investimentos, planejamento financeiro, entre outras abordagens para você que quer melhorar a  relação com seu dinheiro.

Os profissionais que prestam atendimento dentro da n² possuem certificações emitidas por entidades do mercado financeiro, com experiência para oferecer as melhores soluções, tirar dúvidas e respondê-las da melhor forma. Conheça a n² e evolua financeiramente.

Baixe o app n² no Android ou iOS e saiba mais.

Onde encontrar um consultor financeiro?
Your Comment

Leave a Reply Now

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close Bitnami banner